Dicas práticas para o uso de repelentes!

Estamos na primavera! Estação quente, linda, florida e o começo das chuvas em boa parte do país. Mas nem tudo são flores! Nesta época do ano, o mosquito transmissor da Dengue, Febre amarela, Zica e Chikungunya volta com tudo e os cuidados precisam ser reforçados!

Além das velhas e conhecidas orientações de medidas preventivas, não podemos esquecer que o uso dos repelentes também é fundamental! Mas você sabe como ele age e qual é a forma correta de usar para torna-lo eficaz? Vamos te contar aqui!

Ao aplicar o repelente é formada uma camada de vapor sobre a pele que repele os mosquitos e assim evita a aproximação deles e a indesejável picada. O ideal é aplicar no corpo todo sempre com o cuidado de não deixar atingir mucosas e áreas com ferimentos, por isso as opções mais indicadas são as fórmulas em gel (ideais para peles oleosas) e a versão em creme (para peles secas).

Dicas muito importantes:

  • Não adianta passar o repelente e vestir a roupa. Isso impede a formação da camada protetora. Nestes casos o mais indicado é aplicar o repelente em forma de spray por cima.
  • Se for utilizar maquiagem ou protetor solar, aplique-os primeiro.
  • Não recomendamos dormir com o repelente por ser prejudicial para a pele. Passe nas bordas do lençol! Isso vai afastar os mosquitos das áreas do corpo que estão mais expostas.

A Organização Mundial da Saúde indica três ativos que podem estar presentes nas formulas dos repelentes mais eficazes: O IR3535, o Icaridina e o DEET. Fique atento na hora de comprar o repelente!

Existem também alguns óleos naturais que são conhecidos por repelir os mosquitos.

O eucalipto-limão – Que exige manipulação para que seja eficaz.

A citronela – É o único que pode ser utilizado em sua forma mais natural.

ATENÇÃO!

  • Crianças com menos de 6 anos não devem utilizar repelentes, prefira roupas para proteção física ou telinhas.
  • Não aplique o repelente nas regiões mucosas nem em feridas, pois podem ser irritantes.
  • Gestantes também devem utilizar repelente, pois todos são considerados seguros. Inclusive, existem repelentes feitos especialmente para elas!
  • O repelente deve ser reaplicado de acordo com suas instruções de uso, porém, não passe mais que 3 vezes ao dia.

Com essas dicas esperamos que você tenha somente motivos para sorrir nesta primavera! E que o mosquito passe longe …

Deixe um comentário

Seu e-mail está seguro com a gente.
*
*