6 dicas de cuidados com a alimentação no Verão

6 dicas de cuidados com a alimentação no Verão

6 dicas de cuidados com a alimentação no verão.

As altas temperaturas podem comprometer a qualidade dos alimentos e fazer o corpo sofrer. Para enfrentar o calor sem perder o melhor do verão, preparamos 6 dicas essenciais para cuidar da alimentação na época mais quente do ano.

1) Evite frituras e sal em excesso.

Hummm… quem resiste a uma batatinha frita, uma lula a dorê, uma camarãozinho frito para acompanhar aquela cervejinha gelada na praia? Difícil né? Fritura não faz bem a saúde em qualquer época do ano, porém nos dias quentes esse tipo de alimento nos faz sentir pesados, sem energia e são de difícil digestão. Dê preferência a alimentos mais leves e saudáveis como frutas, sucos naturais, castanhas, damascos. Além de serem saborosos também contribuem para sua saúde!

2) Atenção especial aos frutos do mar.
Sempre procure saber a procedência dos peixes e frutos do mar. Peixaria de confiança é de fundamental importância. Antes de escolher o peixe observe se os olhos estão transparentes e brilhantes, suas guelras devem estar claras e avermelhadas, a pele intacta e bem firme com suas escamas bem presas ao corpo. Evite comprar camarões e outros frutos do mar de vendedores ambulantes pois além de não sabermos a procedência, não temos a garantia de que são frescos e que estão devidamente conservados.

3) Observe sempre a embalagem dos alimentos.
Preste atenção às datas de validade, mas nunca esqueça de verificar o odor, cor e textura dos alimentos. As vezes o produto está dentro do prazo de validade mas foi exposto ao calor intenso, ou foi mal refrigerado e tudo isso interfere em sua qualidade. Produtos enlatados devem ser evitados, mas caso não tenha escolha, observe sempre se a lata não está amassada, se está devidamente lacrada e vedada. Esses cuidados são simples e de extrema importância para evitamos graves problemas de saúde, como por exemplo a tão temida Salmonela.

5. Fora de casa, não consuma nada que contenha maionese.
Na praia ou na rua não compre alimentos caseiros e de procedência desconhecida. Não sabemos como foi feito, se passou por um controle de qualidade ou se foi preparado com higiene adequada. Se tiver maionese então…nem se fala! A maionese é um alimento a base de ovo cru, extremamente sensível ao calor e que requer refrigeração adequada.Portanto, passe bem longe!!

6. Lave sempre as latinhas de bebidas antes de coloca-las na boca ou na geladeira.

Sempre que comprar bebidas enlatadas, lave bem a embalagem antes de guardar na geladeira ou antes de consumi-las. Nos depósitos onde são estocadas, pode haver ratos, que sobem nos produtos e lá depositam suas fezes e urina…e tudo isso pode ir direto para seu organismo e trazer doenças fatais como Leptsopirose e Hantavirose. Todo cuidado é pouco!!

Gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário e curta nossa fan page www.facebook.com./sabonetesfarnese/

 

Deixe um comentário

Seu e-mail está seguro com a gente.
*
*