Guia do protetor solar

Guia do protetor solar

Aprenda a forma mais adequada de usá-lo!

Fim de ano é sinônimo de férias e, com os dias quentes, a praia e a piscina se tornam as atrações favoritas do brasileiro. É nesse contexto que surgem as principais dúvidas sobre a proteção contra o sol. Vale lembrar que, nessa época do ano, os danos dos raios solares são imediatos e, por isso a pele fica vermelha rapidamente e, a longo prazo, resultam em envelhecimento precoce e até câncer de pele. Ah, e você sabia que uma pesquisa recente descobriu que o guarda-sol oferece no máximo FPS 8? O pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, Lucas Portilho, nos ajudou a entender passo a passo para o uso correto do protetor solar. Vamos lá!

 

Tipo do protetor solar

Depende de seu tipo de pele. “Um indivíduo com pele clara, tem menos proteção e por isso, precisa de fotoprotetores com FPS e UVA maiores”, explica. Ele lembra, também, que pessoas de pele oleosas devem usar produtos que sejam mais secos, enquanto quem apresenta pele seca deve usar produtos mais hidratantes.

 

FPS adequado

Lucas explica que, como os brasileiros não aplicam uma quantidade adequada de produto, quando usam um FPS 30, na verdade a proteção é equivalente a um FPS 8. “O ideal é optar por fotoprotetores com FPS mais alto como 50, 60 ou 70”.

 

Quantidade recomendada

“Para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito na rotulagem é necessário aplicar 2mg/cm²”, conta Lucas. De forma prática, essa medida equivale a uma colher de café cheia para o rosto. Já no caso do corpo, recomenda-se aplicar uma colher de café nos braço e antebraços, duas colheres no torso e duas colheres para pernas.

 

Quando aplicar

O ideal é aplicar de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, pois o produto necessita desse período para começar a agir. “Além disso, a reaplicação deve ocorrer a cada duas horas em média”. O farmacêutico lembra que é importante respeitar os horários recomendados para ir à praia, antes das 10h e depois das 16h.

 

IMPORTANTE:

Para evitar irritações na pele e acúmulo de resíduos, é importante remover o filtro solar logo após voltar da praia ou da piscina. Pensando nisso e também em hidratar a pela, a linha de sabonetes Farnese Hidratante Extra Cremoso 180g cumpre bem esse papel e recupera o aspecto aveludado da pele com toques de frescor.

Deixe um comentário

Seu e-mail está seguro com a gente.
*
*